Sobre o movimento sustentável
Quando se ouve a palavra sustentabilidade hoje, logo vem à mente algo relacionado ao meio ambiente. E essa ideia, esse conceito teve origem em Estocolmo, na Suécia, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, que aconteceu em junho de 1972.
É um conceito relacionado com o desenvolvimento sustentável, aí já pensando em um modelo que busca conciliar as necessidades econômicas, sociais e ambientais de modo a garantir seu atendimento por tempo indeterminado e a promover a inclusão social, o bem-estar econômico e a preservação dos recursos naturais (dicionário Caldas Aulete).
Todos podemos auxiliar nesse desenvolvimento sustentável através de práticas diárias que busquem diminuir o impacto causado, como por exemplo, examinar e cuidar seu consumo de água e de energia elétrica e adotar atitudes de reciclagem; quanto mais fizer, melhor.
A questão já não é mais se você pode pagar, ou não. A questão sobre sustentabilidade vai muito além do “eu” e acaba abrangendo toda a coletividade humana e toda a biodiversidade natural.
Impactar positivamente toda a sociedade e o meio ambiente; esse deveria ser o propósito global para garantir a sustentabilidade.
A Bonjour Paris participa deste movimento desde o ciclo de desenvolvimento do produto até na escolha da matéria-prima. Conheça algumas das iniciativas e participações da marca:
Sou de algodão
Sou de Algodão é um movimento único no Brasil que nasceu em 2016 para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável.
Como empresa parceira, a Bonjour Paris cumpre os requisitos de utilizar mão de obra local e produzir peças que utilizem, pelo menos, 70% de algodão brasileiro (confira os produtos da coleção Petit Voyage e Ecobag-Carteira).
Upcycling
A técnica do upcycling consiste em, com criatividade, dar um novo e melhor propósito para um material que seria descartado sem degradar a qualidade e composição do material.
A prática reduz a quantidade de resíduos produzidos que passariam anos em aterros sanitários. Assim como diminui a necessidade de exploração de matéria-prima para a geração de novos produtos. Na Bonjour a linha Urbain utiliza este conceito na prática.
Slow fashion para quem produz e para quem consome
Indo na contramão do consumismo exacerbado imposto pela indústria da moda tradicional, o conceito de slow fashion idealiza uma forma de produção em pequena escala ou sob encomenda, valoriza quem faz, respeita o tempo dos processos, prioriza o local, respeita o meio ambiente.
É um movimento que nos incentiva ao reconhecimento dos impactos de nossas escolhas de consumo e como elas nos afetam, afetam outras pessoas e o meio ambiente. Incentiva a moda responsável e o consumo consciente.
Traz para a luz e nos leva a pensar, agir e consumir levando em conta a “qualidade sobre quantidade” e, com a percepção de que “menos é mais”. O conceito surgiu no início dos anos 2000 com o slow movement, que deu início, primeiramente, ao slow food na Itália.